quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PECADO NÃO É HEREDITÁRIO


 Porque estou fazendo as mesmas coisas que eu odiava que meu pai fazia? Porque cada vez que eu digo que eu não vou repetir o erro dos meus pais, acabo repetindo? Perguntas como estas tem atormentado a geração vigente. Frases como...

- Eu odeio a maneira como minha mãe fala comigo.
- Não aceito a jeito de ser do meu pai.
- Nunca vou perdoar o que ele fez comigo.

...são repetidas de geração a geração e estão cada vez mais comuns. E agora? Como faço pra me ver livre destas coisas?
Talvez este título seja estranho pra você, mas esta frase dita em outro contexto traz uma nova perspectiva. Conversei recentemente com uma pessoa que foi abusada sexualmente por alguém bem próximo. Viveu muito tempo com uma raiva contida em seu coração, cheio de ressentimentos por ter sido invadido. Tempos depois ele se pegou fazendo a mesma coisa com pessoas próximas. Pessoas que confiavam plenamente, parentes que abriam suas casas para ajudá-lo. Estas pessoas tornaram-se vítimas dos mesmos maus tratos que um dia ele sofreu. O que é isso?
Existe um princípio que talvez você ainda não conheça. É o princípio do perdão ensinado por Jesus. Li uma vez um livro que dizia: “O problema é que, não perdoando as ofensas sofridas, e retendo o pecado, os homens vão transmitindo-o de pai para filho, de mãe para filha, de uma geração a outra”. E é exatamente isso que acontece. Quanto mais você reter perdão mais doente você se tornará. Por isso que pecado não é hereditário. Você pode hoje mudar o rumo da sua vida. Você não precisa ficar refém do pensamento que lhe obriga a repetir as coisas que seus pais faziam. Quando você retém perdão você entra num ciclo vicioso destrutivo. Você carrega consigo aquele erro e repete este mesmo erro com outras pessoas. Peça ajuda ao Espírito Santo para perdoar aqueles que um dia feriram você e veja-se livre para fazer diferente. Essa mesma pessoa que eu conversei teve a sua vida completamente transformada por causa do perdão. E ela não somente se viu livre daqueles erros como também começou a sonhar com coisas que até então nunca tinha nem passado pela sua mente. Deus tem restaurado sua vida e tem restituído tudo que um dia ele perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário